SERVIÇO DE FISSURADOS

SERVIÇO DE FISSURADOS
A FUNDAÇÃO THE SMILE TRAIN AUXILIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS FISSURADAS EM TODO O MUNDO

SEFIBA

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
PRESTAMOS ATENDIMENTO EM CONVÊNIO COM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL (THE SMILE TRAIN) , QUE PROMOVE GRATUITAMENTE TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR A CRIANÇAS PORTADORAS DE FISSURAS LÁBIO-PALATINAS ASSOCIADAS OU NÃO A ANOMALIAS CRÂNIO-MAXILO-FACIAIS. NOSSO OBJETIVO É DISPONIBILIZAR TRATAMENTO PARA CRIANÇAS: CIRURGIAS DE 0 À 14 ANOS E CONSULTAS DE 0 À 16 ANOS.

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

FISSURAS LÁBIO PALATINAS

O QUE É :

AS FISSURAS DO LÁBIO E DO PALATO (CÉU DA BOCA), SÃO UMA MALFORMAÇÃO DO TERÇO MÉDIO DA FACE, QUE SE DEVEM À FALTA DE FUSÃO DOS PROCESSOS MAXILARES E PALATINOS.

ESTÃO ENTRE AS MALFORMAÇÕES CRANIOFACIAIS CONGÊNITAS MAIS FREQUENTES, APRESENTANDO GRAUS DIFERENTES DE SEVERIDADE E REPRESENTAM 25%DO TOTAL DAS ALTERAÇÕES DESTA REGIÃO, PRESENTES NO NASCIMENTO .

SITUAM–SE ENTRE O 3º E O 4º DEFEITO CONGÊNITO MAIS FREQUENTE E NO BRASIL, ESTIMA-SE SUA OCORRÊNCIA SEJA DE 1 PARA CADA 650 INDIVÍDUOS NASCIDOS VIVOS.

SEUS PORTADORES, ALÉM DE GRAVE PROBLEMA ESTÉTICO, APRESENTAM DISTURBIOS FUNCIONAIS, DESDE ALIMENTAÇÃO ATÉ A FONAÇÃO, QUE SÃO PERFEITAMENTE TRATÁVEIS.

QUAL A SUA CUSA?

É UMA MALFORMAÇÃO DE ORIGEM GENÉTICA OU AMBIENTAL.

NA PRESENÇA DE UMA PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA, FATORES AMBIENTAIS PODEM PRECIPITAR O SURGIMENTO DA ANOMALIA.

OS FATORES AMBIENTAIS SÃO NUTRICIONAIS (CARÊNCIA DE MINERAIS E VITAMINAS ), QUIMICOS (USO DE DROGAS, FUMO E ALCOOL UTILIZADO PELA GESTANTE), ENDÓCRINOS(ALTERAÇÕES HORMONAIS ) ATÔMICOS (RADIAÇÕES) E INFECCIOSOS (CONTATOS COM DOENÇAS INFECCIOSAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO).

QUANDO OCORREM?

ENTRE A 4ª E A 12ª SEMANA DE GESTAÇÃO.

AS FISSURAS PODEM SER:

SÓ LÁBIO – FISSURA LABIAL (UNILATERALA OU BILATERAL)

FISSURA PALATAL- (SÓ DO PALATO, ANTERIOR, POSTERIOR OU COMPLETA )

LABIOPALATAL - (DO LÁBIO E DO PALATO )

DIAGNÓSTICO:

O DIAGNÓSTICO POERÁ SER FEIRO ATRAVÉS DE EXAME DE ULTRASSOM MORFOLÓGICO, ENTRE A 4ª E A 12ª SEMANA DE GESTAÇÃO.

APÓS O DIAGNÓSTICO PRÉ NATAL, A GESTANTE DEVE SER ENCAMINHADA AO SERVIÇO ESPECIALIZADO, ONDE PASSARÁ POR ORIENTAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA O INICIO DO TRATAMENTO NEONATAL E REABILITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DO BEBÊ.

TRATAMENTO:

APÓS O NASCIMENTO, O BEBÊ DEVERÁ SER ATENDIDO POR UMA EQUIPE COMPOSTA POR PELO CIRURGIÃO PLÁSTICO, ORTODONTISTA, FONOAUDIÓLOGA, PSICÓLOGA E ASSISTENTE SOCIAL .

APÓS A IDENTIFICAÇÃO DA FISSURA COM O CIRURGIÃO PLÁSTICO, O BEBÊ SERÁ ENCAMINHADO AOS SERVIÇO DE FISSURADOS PARA CADASTRO E ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO ( MENSAL ) ATÁ QUE REUNA AS CONDIÇÕES FISICAS PARA A CIRURGIA .

A CIRURGIA DE LÁBIO É REALIZADA NORMALMENTE A PARTIR DE TRÊS MESES, A CIRURGIA DE PALATO É REALIZADA A PARTIR DOS 8 MESES OU DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES FISICAS DO BEBÊ.

SÃO CONSIDERADOS AINDA FATORES COMO PESO, CONDIÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DO PACIENTE, ALÉM DE RESULTADOS DE EXAMES ESSENCIAIS COMO HEMOGRAMA, COAGULOGRAMA, ELETROCARDIOGRAMA COM AVALIAÇÃO E CONSENÇO DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE .

O TRATAMENTO É REALIZADO EM CRIANÇAS DE 0 À 16 ANOS OU ATÉ QUE A EQUIPE MÉDICA CONSIDERE O TRATAMENTO COM RESULTADO SATISFATÓRIO.

PARA QUE O PACIENTE FAÇA PARTE E INICIE O TRATAMENTO, É NECESSÁRIO UM CADASTRO, FREQUÉNCIA QUINZENAL OU MENSAL MÍNIMA, INTERAÇÃO ENTRE FAMILIA, PACIENTE E EQUIPE MÉDICA, PARA QUE O TRATAMENTO TENHA O RESULTADO SATISFATÓRIO.

SÃO UTILIZADOS ALÉM DA CIRURGIA, TRATAMENTO COM PLACAS E APARELHOS ORTODÔNTICOS, EXERCÍCIOS PERIÓDICOS COM A FONOAUDIÓLOGA E SEÇÕES DE TERAPIA DA PSICÓLOGA COM O PACIENTE E A FAMILIA.

AMAMENTAÇÃO:

AS MAIORES DIFICULDADES DOS BEBÊS QUE APRESENTAM ESTA NOMALIA SÃO A ALIMENTAÇÃO, A RESPIRAÇÃO E O GANHO DE PESO.

AINDA É COMUM ENTRE AS MÃES O MITO DE QUE OS BEBÊS FISSURADOS NÃO POEM DSER AMAMENTADOS. A AMAMENTAÇÃO É A MELHOR FORMA DE ESTIMULAR OS MUSCULOS DA FACE, ALÉM DE FORTALECER O VINCULO ENTRE A MÃE E O BEBÊ E EVITAR INFECÇÕES.

O TRATAMENTO ORTODÔNTICO E FONOAUDIOLÓGICO INICIADO PRECOCEMENTE, DE PREFERÊNCIA NA MATERNIDADE, TÊM COMO OBJETIVO AUXILIAR NOS ESTÍMULOS SENSORIAIS, ADAPTANDO A ALIMENTAÇÃO COM SEGURANÇA, FACILITANDO A AMAMENTAÇÃO NO PEITO MATERNO OU NA MAMADEIRA E ORIENTANDO SOBRE A MELHOR POSTURA QUE DEVE SER ADOTADA PELA MÃE A FIM DE FACILITAR A SUA SUCÇÃO, DEGLUTIÇÃO E O CORRETO DESENVOLVIMENTO MAXILO-FACIAL DO BEBÊ.

COMO PREVINIR:

EM FAMILIAS QUE JÁ HOUVE ALGUM CASO DE FISSURA, EXAMES PARA VERIFICAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE NOVA OCORRÊNCIA.

EVITAR O FUMO, ÀLCOOL E A EXPOSIÇÃO A RADIAÇÕES AMBIENTAIS, CONTATOS COM AGENTES INFECCIOSOS DEVEM SER EVITADOS DURANTE A GESTAÇÃO.

A DIETA:

DEVE SER EQUILIBRADA COM FRUTAS, VERDURAS LEGUMES, CARNES OVOS, LEITE E CEREAIS , ALÉM DE VITAMINAS E SAIS MINERAIS COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO. O ACIDO FÓLICO PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTAÇÃO TAMBÉM É FUNDAMENTAL PARA A PREVENÇÃO DE FISSURAS .

NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO. UTILIZE SOMENTE O MEDICAMENTO PRESCRITO PELO MÉDICO OU PELO ORTODONTISTA PORQUE ELES SABEM O QUE NÃO VAI AFETAR O SEU BEBÊ.

FONTE:

ABFP.ORG.BR

CENTRO DE REABILITAÇÃO DAS DEFORMIDADES FACIAIS

INSTITUTO DE CIRURGIA PLASTICA CRANIOFACIAL

CENTRO DE ESTUDOS DO GENOMA HUMANO-IB, USP

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE FISSURAS LÁBIO PALATINAS

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE FISSURAS LÁBIO PALATINAS
INSCRIÇÕES ABERTAS, PARTICIPE!!!

AMBULATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA



SERVIÇO DE FISSURADOS
INFOMAÇÕES: 71 9139-1881

sefiba.plastica@yahoo.com.br




O AMBULATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA


TERÇAS FEIRAS EM 2 TURNOS,



TERÇA FEIRA PELA MANHÃ, O ATENDIMENTO COM
Drª ANA RITA PEIXOTO ,

DAS 8:30 ÀS 11 :00 hs



TERÇA FEIRA À TARDE, ATENDIMENTO COM
Dr. GEZA URMENYÍ
DAS 13:00 ÀS 15:00



SEXTAS FEIRAS AMBULATÓRIO COM
Dr. WILSON N. DA GAMA Jr.
A PARTIR DAS 10:30


O ATENDIMENTO NO SERVIÇO DE FISSURADOS

APÓS A CONSULTA DE AVALIAÇÃO COM O CIRURGIÃO PLÁSTICO, A CRIANÇA SERÁ ENCAMINHADA PAR O SERVIÇO QUE É COMPOSTO POR EQUIPE COM ORTODONTISTA, FONOAUDIÓLOGA E PSICÓLOGA.

O TRATAMENTO COM OS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO É DO NASCIMENTO ATÉ QUE A EQUIPE CONSIDERE O PACIENTE DE ALTA OU O RESULTADO DO TRATAMENTO SATISFATÓRIO.

O TRATAMENTO É GRATUITO, MAS É PRECISO QUE A FAMILIA DO PACIENTE SE COMPROMÊTA A FREQUENTAR O SERVIÇO PELOMENOS UMA VEZ POR MÊS PARA DAR CONTINUIDADE AO
TRATAMENTO.



AVALIAÇÃO COM O CIRURGIÃO PLÁSTICO

AVALIAÇÃO COM O CIRURGIÃO PLÁSTICO
TERÇA FEIRA À TARDE COM Dr. GEZA

EQUIPE DO SERVIÇO DE FISSURADOS

EQUIPE DO SERVIÇO DE FISSURADOS
PSICÓLOGA, FONOAUDIÓLOGA E ESTAGIÁRIA

AMBULATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA INFANTIL

AMBULATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA INFANTIL
CONSULTA COM CIRURGIÃO PLÁSTICO SEXTA FEIRA

CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE FISSURAS

CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE FISSURAS

ATENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS

ATENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS
SERVIÇO DE FISSURADOS

VISITA DOS REPRESENTANTES DA FUNDAÇÃO SMILE TRAIN

VISITA DOS REPRESENTANTES  DA FUNDAÇÃO SMILE TRAIN

COVARDIA !!!!! ABORTOS POR ANOMALIAS SÃO REALIZADOS NA INGLATERRA